Devido a pandemia de COVID-19, nossos pedidos podem ser processados com um pequeno atraso. Estamos seguindo os protocolos de saúde para a entrega de seu produto.

Search

Precisa de ajuda? contato@fasenergiasolar.com.br

A utilização de um SIMULADOR SOLAR é muito importante na de fase de PLANEJAMENTO. É aquela fase em que você se deu conta de que vai pagar uma conta de luz pelo resto da sua vida e que atualmente já existe a possibilidade de gerar sua própria energia. E melhor ainda, o investimento num sistema solar fotovoltaico se paga com o que você gastaria com a conta de energia num prazo de 3 a 5 anos dependendo do seu consumo.

Afinal energia solar é conforme a ilustração abaixo. A radiação solar incide sobre uma placa fotovoltaica que transforma essa radiação em energia elétrica em corrente contínua, que passa por um inversor para gerar corrente alternada para o consumo.

Na verdade, não é tão simples assim. Há muitos fatores tais como: localização(coordenadas), inclinação do telhado, azimute e possíveis sombreamentos que irão definir o que chamamos de PROJETO. Sim, um sistema solar fotovoltaico necessita de um PROJETO DE ENGENHARIA para sua concepção final.

Mas, afinal para que utilizar um SIMULADOR SOLAR?

Para que se tenha uma ESTIMATIVA de potência, de área necessária e de investimento.

No site da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica- há um simulador do Instituto Ideal, cujo link está abaixo, onde podemos iniciar nosso processo de PLANEJAMENTO.

Simulador da Ideal

O SIMULADOR é muito intuitivo e poderá facilmente ser utilizado.

Você começa inserindo sua localização e seu consumo do último mês, e o SIMULADOR, em princípio vai considerar que todos os meses têm o mesmo consumo do último mês. Nós sabemos que o consumo varia ao longo do ano. Então é muito importante que você de posse da sua conta de energia preencha todos os meses com seus respectivos consumos.

Vamos supor que seu consumo no último mês foi 500 kWh. Este pode ter sido no mês de janeiro ou em junho que tem consumos bem diferentes. O seu sistema utilizará a média dos últimos 12 meses para simular o seu sistema solar fotovoltaico. Assim é muito importante que você preencha com os valores reais do histórico dos últimos 12 meses da sua conta de energia.

Num primeiro momento você já estaria pronto para iniciar a simulação.

Mas agora pense. Será que este consumo só está acontecendo porque estou deixando de usufruir de algum conformo, por exemplo poder ligar mais o ar condicionado ou instalar um novo no quarto do seu filho, ou a aquisição de um novo eletrodoméstico?

 

Por definição um sistema solar fotovoltaico deve gerar anualmente o equivalente ao consumo que tenho ou que desejo ter.

Está na hora de considerar estes novos consumos nos meses quando você acha que acontecerão e somar ao seu consumo atual.

Por exemplo, vamos supor que seu consumo atual em janeiro é de 500kWh, mas você deseja instalar mais um ar condicionado de 9.000 BTU. Basta acrescentar ao seu consumo atual o valor de 128,8 kWh, ou seja, seu consumo a ser introduzido no SIMULADOR deverá ser 500 + 128,8 = 628,8 kWh.

No site do PROCEL. Você consegue estas informações. E com todos estes dados introduzidos no SIMULADOR já estou pronto para efetuar a simulação.

Agora você já tem uma ESTIMATIVA de: potência do gerador (kWp); área a ser ocupada no telhado; a inclinação ideal do telhado (nem sempre possível); geração anual (kwh/ano) e um resumo gráfico de como ficará sua conta.

Você já tem bastante informação, mas falta uma ESTIMATIVA DO INVESTIMENTO, ou seja, qual será o valor do seu sistema e como ele se pagará pela economia gerada na sua conta de energia.

 

A FAS ENERGIA SOLAR pode ajudar

Através da utilização no nosso SIMULADOR SOLAR FAS, esta ESTIMATIVA será possível.

E a partir daí você poderá procurar um integrador de confiança com obras realizadas, com clientes que poderão atestar a qualidade dos serviços e dos equipamentos empregados, bem como da ECONOMIA DE CUSTOS NAS CONTAS DE ENERGIA.

Baixar Simulador
Back to Top
Produto adicionado no carrinho