Devido a pandemia de COVID-19, nossos pedidos podem ser processados com um pequeno atraso. Estamos seguindo os protocolos de saúde para a entrega de seu produto.

Search

Precisa de ajuda? contato@fasenergiasolar.com.br

AFAS ENERGIA SOLAR, com ÁREA DE ATUAÇÃO no ESTADO DO RIO DE JANEIRO, oferece mais este serviço para um público cada maior que deseja usufruir dos benefícios da Geração Distribuída (GD), criada pela REN ANEEL 482, e não dispõe de área em sua propriedade suficiente ou viável para instalação de um gerador fotovoltaico.

QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES PARA GERAÇÃO REMOTA

Há, na verdade, previstas na REN 482, algumas possibilidades de atendimento da demanda através da geração de energia em local distinto do consumo, conforme se segue:

Geração em outra propriedade de mesma titularidade e na mesma área de concessão

A geração em outra propriedade pressupõe a posse de outra propriedade onde haja área adequada e suficiente para geração, desde que a unidade a ser atendida e a que abrigará a usina estejam situadas dentro da mesma área de concessão. Um exemplo seria construir uma usina numa propriedade em Pedra de Guaratiba para atender a uma padaria na Tijuca. Ambas as instalações estão na área de concessão da Light.

Aluguel de telhado

Normalmente em área urbana, o aluguel de telhado, também previsto na REN 482, é uma possibilidade para aqueles que não possuem outra propriedade onde haja área adequada e suficiente para geração e, que desejam abater seus custos com energia através da GD. Há, nas áreas urbanas, muitos telhados disponíveis e adequados para GD, principalmente de indústrias e galpões destinados a estoque de mercadorias, logística, garagens oficinas e depósitos das mais diversas modalidades.

Arrendamento da superfície do solo

Mais comum em áreas rurais ou afastadas dos centros urbanos, o arrendamento de terras é muito comum em propriedades rurais cujo solo não é cultivado ou foi exaurido por algum tipo de cultura e que está sem serventia. É muito comum em áreas próximas aos centros urbanos, mas com características rurais, como é o caso de muitos munícios do Vale do Paraíba, da Baixada Fluminense e da zona oeste da cidade e municípios limítrofes ao Rio de Janeiro.

Aluguel de equipamento de geração em usinas

Esta modalidade, também tem embasamento na REN 482, normalmente parte de empreendimentos de GD, realizados por investidores, que alugam seus equipamentos e geração decorrente para clientes interessados em reduzir suas despesas de energia sem, contudo, fazer nenhum investimento.

Antes de mais nada, todas essas modalidades de locação devem ser regidas por contratos entre as partes para que haja segurança jurídica de ambas as partes. Temos parceria com uma referência nacional, para garantia da segurança jurídica dos contratos. Contudo, caberá ao LOCADOR cuidar desse contrato.

QUAIS SÃO AS POSSIBILIDADES PARA GERAÇÃO REMOTA

COMO FUNCIONA O ALUGUEL DE TELHADO

No caso do aluguel de telhado, teremos uma usina suspensa, apoiada em um telhado existente. Essa estrutura de telhado deve passar por uma avaliação estrutural prévia, realizada por engenheiro civil, das condições de conservação e da possibilidade de suportar uma sobrecarga que será gerada pelas estruturas e módulos fotovoltaicos da futura usina. Terá, quando alugada, um medidor específico para a geração na mesma titularidade do locatário e pormenores como: segurança patrimonial, seguros, manutenção, monitoramento e supervisão remota devem ser definidos no contrato a que nos referimos.

A conexão com a rede da concessionária é normalmente em baixa tensão, podendo em alguns casos para potencias acima de 75 kW, ser em média tensão.

Normalmente a locação é mensal, de longo prazo e, de acordo com a área que será ocupada pela usina, podendo um mesmo telhado atender a locatários distintos de acordo com sua área e condições técnicas inerentes e definidas por profissional especializado em GD.

É uma oportunidade de ganhos para o proprietário e de redução significativa dos custos com energia para o locador.

COMO FUNCIONA O ARRENDAMENTO DA SUPERFICIE DO SOLO DE UMA PROPRIEDADE

Neste caso será arrendada uma área para construção de uma usina de solo, normalmente com potência bem maior que as usinas de telhado.

Podem ser arrendadas por investidores para aluguel de equipamentos, por empresas para atender a sua atividade, como um hospital situado em área urbana, que possui alto consumo de energia e terá, como no caso do aluguel de telhado, uma redução muito significativa dos seus custos com energia, ou até mesmo para um consorcio de empresas, cooperativa de clientes (pessoas físicas) ou condomínio (EMUC).

Todas estas modalidades de associação estão previstas na REN 482.

No caso das usinas de solo, como normalmente serão de potência elevada, podendo chegar a 5 MW, dentro da GD, a área será de alguns hectares e as avaliações serão multidisciplinares e mais complexas.

Via de regra terá uma subestação em conformidade com a potência instalada e uma conexão em média tensão com a rede da concessionária.

De forma similar ao aluguel de telhados, a locação é mensal e de longo prazo e, em conformidade com a área ocupada. Normalmente o “lote padrão mínimo” é de 1(um) hectare ou múltiplo.

Em grandes propriedades podem atender a locatários diferentes, devidamente separados fisicamente por cercas e precisa permitir o acesso a todos os locatários de forma independente.

Aspectos como: segurança patrimonial, seguros, manutenção, monitoramento e supervisão remota devem ser definidos no contrato a que nos referimos. É muito comum que estes serviços sejam oferecidos pelo locador que aumenta seus ganhos e por outro lado, convenientes para os locatários.

É uma grande oportunidade de ganhos para o proprietário e de redução significativa dos custos com energia para o locador ou investidor.

Quanto ao ALUGUEL DE EQUIPAMENTOS já detalhamos no arrendamento de terras e, normalmente se utiliza dessa modalidade para construção de uma usina para reduções de custos em torno de 10 a 20% nas contas de energia, sem necessidade de investimento por parte dos locatários.

O QUE A FAS ENERGIA SOLAR PODE OFERECER?

A IMOBILIÁRIA SOLAR se propõe a fazer a intermediação entre locadores e locatários.

Seremos, inicialmente, um canal onde locadores disponibilizarão seus telhados para aluguel e áreas de solo para arrendamento e, onde interessados e investidores poderão encontrar o que procuram.

Faremos parcerias com: locadores de imóveis, corretores imobiliários de forma a aumentar a oferta.

Além de ser este canal de convergência, estamos preparados, através das nossas parcerias, para:

  • Avaliação estrutural de telhados
  • Documentação fotográfica através de drones
  • Levantamento topográfico através de drones e estações totais
  • Avaliação de terras em seus aspectos civis e elétricos
  • Fornecimento de equipamentos e estruturas (venda)
  • Construção de usinas (mão de obra para a construção)
  • Elaboração de Parecer de Acesso e de projetos detalhados multidisciplinares
  • Assessoria jurídica para contratos, através de indicação de referencias nacionais nesses modelos de negócio

TRAGA SEU IMÓVEL, SEU TELHADO OU SUA NECESSIDADE DE LOCAÇÃO OU ARRENDAMENTO QUE DAREMOS O SUPORTE NECESSÁRIO.

É PROPRIETÁRIO e pretende locar seu telhado ou arrendar sua propriedade para geração de energia solar fotovoltaica.

 

CONDIÇÕES PRELIMINARES

  • Telhado em bom estado de conservação;
  • Ausência de prédio ao redor com altura maior que a do telhado;
  • Não estar situado em área de risco;
  • Rede de energia da concessionária próxima;
  • Possibilidade de instalação de medidor independente para o telhado;
  • Avaliação estrutural realizada por engenheiro calculista com Art;
  • Disponibilidade para realização as recomendações do laudo estrutural;
  • Garantia de segurança patrimonial e proteção contra vandalismo;
  • Garantia de não haver intenção de venda nos próximos 20 anos;
  • Garantia de acesso para manutenção;
  • Garantia de local para instalação de equipamentos em local abrigado e protegido no interior da edificação próximo ao medidor a ser instalado;
  • Documentação que comprove a propriedade e IPTU;

O valor de locação de mercado varia de R$1,00 a R$1,50/ m²/mês, dependendo das condições técnicas e elétricas do local que serão avaliadas;

A execução do laudo estrutural poderá ser realizado pela FAS ENERGIA SOLAR, mediante remuneração com valor de mercado.
As fotos do telhado realizadas por drone poderão ser realizadas pela FAS ENERGIA SOLAR, mediante remuneração com valor de mercado.

    Preencha os dados abaixo:

    INFORMAÇÕES DO PROPRIETÁRIO

    FICHA DE CADASTRO

    DETALHES DO TELHADO

    FOTOS

    Foto da fachada

    Foto da telhado

    Foto da estrutura do telhado

    É LOCATÁRIO e pretende alugar ou arrendar uma propriedade para geração de energia solar fotovoltaica.

     

    CONDIÇÕES PRELIMINARES

    • Terreno em bom estado de conservação com cobrimento do solo de baixa espessura ou sem cobrimento;
    • Ausência de prédios ao redor;
    • Ausência de relevo nos horizontes leste e oeste;
    • Ausência de rochas, pedregulhos ou materiais similares;
    • Ausência de talvegues;
    • Ausência de nascentes;
    • Não estar em area de preservação ambiental ou suas proximidades;
    • Inclinação máxima do terreno de 15 graus;
    • Não estar situado em área de risco;
    • Rede de energia da concessionária próxima em média tensão;
    • Proximidade de subestação da concessionária;
    • Possibilidade de instalação de subestações e escavações para infraestrutura eletromecânica no terreno;
    • Avaliação da resistência do solo realizada por sondagem com Art. de engenheiro civil;
    • Disponibilidade para realização as recomendações da vistoria, como por exemplo obras de terraplanagem;
    • Garantia de segurança patrimonial e proteção contra vandalismo;
    • Garantia de não haver intenção de venda nos próximos 20 anos;
    • Garantia de acesso para manutenção;
    • Area cercada e lotes segregados com possibilidades de associação para usinas de maior porte;
    • Planta da área dividida em “lotes” de 1(um) hectare em autocad e pdf com curvas de nível;
    • Documentação que comprove a propriedade e imposto territorial;

    O valor de locação de mercado varia de R$1,00 a R$1,80/ m²/mês, dependendo das condições técnicas e elétricas do local que serão avaliadas.

    O levantamento aerofotogramétrico, que poderá evidenciar as curvas de nível, poderá ser realizado por parceiros da FAS ENERGIA SOLAR, mediante remuneração com valor de mercado.
    As fotos do terreno realizadas por drone poderão ser realizadas pela FAS ENERGIA SOLAR, mediante remuneração com valor de mercado.

      Preencha os dados abaixo:

      INFORMAÇÕES DO PROPRIETÁRIO

      FICHA DE CADASTRO

      https://www.google.com/maps

      DETALHES DO TERRENO

      FOTOS PROPRIEDADE

      Foto da fachada

      Foto da propriedade

      Foto do horizonte leste

      Foto do horizonte oeste

      FOTOS CONCESSIONÁRIA

      Foto da rede da concessionária

      Foto da subestação da concessionária

      Se pretende SER PARCEIRO da FAS ENERGIA SOLAR, trazendo telhados ou propriedades para locação ou trazendo clientes interessados em locação de telhados ou arrendamento de propriedades.

       

      CONDIÇÕES PRELIMINARES

      • Ser pessoa jurídica;
      • Preencher as fichas de cadastro dos locadores e locatários;
      • Fazer uma triagem inicial das condições mínimas necessárias para envio do cadastro;
      • Remuneração condicionada a locação e proporcional a área utilizada;

      Interessados em locar ou arrendar(locadores) e interessados(locatários) encontrarão neste canal locais que atendam as suas expectativas. A partir de suas escolhas o parceiro acompanhará o processo juntamente com a FAS ENERGIA SOLAR.

      É muito interessante que o parceiro trabalhe em ambos os lados desta oferta, ou seja, com locadores e locatários potenciais, teremos disponível em nosso site um banco de ofertas onde locadores e locatários poderão inserir suas necessidades. Estas informações estarão disponíveis e nossos parceiros poderão empreender sua busca focada nas demandas.

      O valor de locação de mercado varia de R$1,00 a R$1,80/ m²/mês, dependendo das condições técnicas e elétricas do local que serão avaliadas.

        Preencha os dados abaixo:

        INFORMAÇÕES DO PARCEIRO

        FICHA DE CADASTRO

        https://www.google.com/maps

        AREA DE ATUAÇÃO

        Nenhum valor será devido por utilizar a plataforma da FAS ENERGIA SOLAR.
        As remunerações só se iniciam a partir das celebrações dos efetivos contratos de locação ou de arrendamento.

        Back to Top
        Produto adicionado no carrinho