String Box

Se só agora você começou a usar energia solar, talvez ainda não saiba dos percalços que as estações de células fotovoltaicas passaram no início da utilização residencial. Havia muito desperdício da energia produzida por cada célula, além de alguns curtos-circuitos e surtos elétricos. Tudo começou a mudar com a String Box! Quer saber mais sobre esse equipamento?

Vamos lá.

MAS O QUE É EXATAMENTE A STRING BOX?

É essencialmente um equipamento de proteção que isola o sistema de produção de energia fotovoltaica para impedir o risco de propagação de acidentes elétricos, como os curtos-circuitos e os surtos elétricos.

Nesses casos, a String Box sacrifica seus componentes e abre o circuito elétrico em que ela está instalada. Fazendo uma analogia, ela funciona como os disjuntores de energia dentro da sua caixa de distribuição.

Com isso, você não precisa se preocupar com o risco de incêndio, por exemplo. Se ela estiver instalada no telhado, o circuito elétrico é interrompido logo no início da distribuição, sem maiores riscos para a rede interna da residência.

COMO FUNCIONA?

O funcionamento é bem simples. A String Box é instalada entre o Inversor de frequência e os Módulos Fotovoltaicos de energia solar, protegendo o lado de corrente contínua CC. De forma semelhante entre o Inversor e o Quadro Geral de Distribuição da edificação também é instalada outra string box para proteção do lado de corrente alternada CA das ocorrências provenientes das redes de distribuição da concessionária.

É possível instalar uma única String box para proteger ambos os lados CA e CC, conforme ilustração abaixo.

ONDE É INSTALADA A STRING BOX?

Ela é instalada próxima ao inversor. Porém, há uma exceção: se a distância entre as placas de energia fotovoltaica e o inversor for superior a 10 metros, é necessário instalar uma String Box extra. Assim, uma fica perto do inversor e outra fica próxima aos painéis. Se você já tem uma placa, também não estranhe se a String Box estiver instalada dentro do inversor.

POR QUE ELA É TÃO IMPORTANTE?

A String Box é essencial para a proteção do sistema de geração de energia fotovoltaica, pois realiza um seccionamento sob a carga elétrica, gerando isolamento elétrico entre as placas de geração e o restante da instalação elétrica de seu imóvel.

A STRING BOX CONSOME ENERGIA?

Não. O sistema inteligente utilizado pela String Box é baseado nas leis físicas e nas propriedades químicas dos materiais, que são aproveitadas para abrir o circuito em caso de alguma falha.

É SEGURO INSTALAR REDES DE ENERGIA SOLAR SEM STRING BOX?

Não! Esse equipamento é essencial para garantir a segurança dos usuários, afinal, você tem uma geradora de energia dentro de sua residência. Ou seja: não é mais a típica distribuição da energia de uma fonte distante.

A distância entre o gerador e a distribuição é bem menor, portanto, é necessário tomar medidas extras de segurança. Por causa de todas essas precauções, você pode usar sem medo a energia solar em sua casa. Basta se certificar se o fabricante e o instalador estejam utilizando as medidas de segurança ideais.

SISTEMAS COM MICRO-INVERSORES POSSUEM STRING BOX?

Sim, porém está no interior do micro inversor e por isto não podem ser visualizadas, mas existem e protegem o sistema.